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7 Dicas Para Você Faturar 2X Mais em Seu Hotel

May 25, 2016

Nesses meus 16 anos de atividades profissionais no segmento hoteleiro, por todas as funções por onde passei, desde mensageiro a gerente geral, e agora no segmento de consultoria constatei que os hotéis e pousadas não faturam mais por um motivo: falta de informação em gestão comercial.

 

Os estabelecimentos hoteleiros têm todo o potencial para maximizar suas receitas, mas o desconhecimento no processo de tomada de decisão do hóspede/consumidor acaba por não gerar aquela receita extra que poderia realizar a felicidade do proprietário e a satisfação de seus colaboradores.

 

Resumir 16 anos de experiência em 09 horas de workshop que normalmente ministro, já acho difícil, colocar isso em apenas 7 dicas, missão impossível! Mas como adoro desafios, vamos lá:

1) Seja o destino, não só um meio de hospedagem.

Crie ou potencialize um diferencial. Algum diferencial deve ser marcante para o hóspede para que ele volte a seu hotel/pousada.

 

2) Venda Antes.

Entre um hóspede se hospedar hoje no seu hotel ou na próxima semana, incentive-o a ficar hoje. Amanhã você pode vender mais!

 

3) Treinamento, treinamento e treinamento.

O proprietário e seus colaboradores devem sempre participar de treinamentos. Ter informação e compartilhar com toda a equipe é estar na frente da concorrência.

 

4) Trace metas e divida seus ganhos.

Isso é meritocracia. É o presente e será o futuro. Não recompensar ou reconhecer seus colabores são pensamentos obsoletos.

 

5) Proporcione qualidade de vida.

Trabalhar em hotelaria é um dom. Não tem feriado, final de semana, dia santo, noite, dia... por isso crie um ambiente saudável e seja flexível com seus colaboradores. Dessa maneira você os tornarão fiéis e alcançarão as metas.

 

6) Tarifário flutuante.

Lei da oferta e procura. Faça como as companhias aéreas e trabalhe com o revenue management, planejando e antecipando tendências de taxas de ocupação. É mais din din para o seu negócio.

 

7) Atendimento em vendas 24h por dia 365 por ano.

Seja lazer ou negócios, praia ou campo, luxo ou econômico. É inadmissível ligar para um hotel, seja qual for o horário e o funcionário da noite pedir para você retornar de manhã ou uma secretária eletrônica informando que só reabrirão no próximo verão.

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Crescimento contínuo das organizações.

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