Santa Catarina - São Paulo

+55 48 99603-5406

TOSS Consultoria e Resultados

contato.toss@gmail.com

 

Featured Posts

Onde investir na Crise?

April 8, 2016

Em tempos de crises, sejam elas originárias por fatores cíclicos, fatores econômicos ou políticos, esse último o que acredito ser a situação atual brasileira, a incerteza assombra a todos os níveis de pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas.

 

Recentemente estive em um seminário para investidores e a maior preocupação era, onde investir o seu capital. Muitas opções foram levantadas: imóveis no exterior, ações na bolsa, iniciativa privada, startups, entre muitas opções.

 

O dito popular, “não coloque todos os ovos na mesma cesta” é um clássico norteador para os investidores, orientando-os a diversificar seus investimentos alternando e garantindo maiores rentabilidades e liquidez em diversas frentes.

 

Visto o cenário em que vivemos, a crise trás oportunidades para quem está preparado e simultaneamente é um regulador do mercado. Empresas que cresceram em bases sólidas possuem mais chances de sobreviver às intempéries. Empresas aventureiras, sem nenhum senso de gestão ou planejamento empresarial, são fortes concorrentes a deixarem de existir.

 

Questiono: Como estar preparado para enfrentar a crise?

 

A resposta sem hesitar é investir em educação. Todas as outras frentes de investimento há riscos. Moderados ou não, há riscos. Na educação, por mais que o retorno seja lento o risco é praticamente reduzido a zero.

 

O benefício de aplicar seus recursos em educação é que não há caminho de volta. Uma vez aprendido a lição, não há como ninguém tirar esse conhecimento de você ou da organização.

 

 

Treinamento e desenvolvimento de pessoas, vejo como uma ferramenta fundamental para o crescimento contínuo e sustentável das empresas, porém esse conhecimento fica restrito as pessoas. Logo, como empresários, questionamos: Até quando aquele colaborador ficará na empresa e todo o investimento que realizamos nele será desperdiçado? Quando não há uma política clara e estruturada de crescimento e educação profissional, a resposta é sempre incerta. Na incerteza, é melhor não investir, não agir.

 

Há, no entanto, uma outra alternativa, a educação para a pessoa jurídica. Serviços de consultores independentes e experientes podem contribuir, sugerindo caminhos mais curtos e oxigenando os conhecimentos. A receita é simples, consultores além de prática profissional, se qualificam continuamente e estão presentes em diversas empresas nos mais variados segmentos. Dessa maneira as melhores práticas de um setor, pode ser o diferencial competitivo do outro, e o consultor realiza essa migração “inter-setorial”.  Precisamos nos atentar a profissionais que tornam as empresas dependentes de seus conhecimentos, ao invés de atuar por objetivo tornando-as autônomas e maduras.

 

Ferramentas de gestão empresarial, implantadas por esses profissionais, garantem que os conhecimentos se perpetuem na padronização de procedimentos, que irão criar rotinas departamentais, e por fim irão formar com o tempo, a cultura organizacional da empresa com valores construídos coletivamente. O conhecimento fica retido na empresa independente da rotatividade de colaboradores.

 

Em um palestra, o vice presidente da Univeler Brasil, ao comentar sobre a crise política e econômica que vivemos, respondeu ao ser questionado sobre o planejamento de medidas para superar o cenário atual:

 

"- Não pensamos em crise atual. Em uma empresa de mais de 80 anos, não é a primeira crise que passamos. Temos os melhores profissionais do mercado e as melhores práticas em nossos processos produtivos. Nosso planejamento é para os próximos 50 anos e não para os próximos 12 meses."

 

Durante a história recente da humanidade passamos por pestes epidêmicas, crises em bolsas de valores, guerras, bolhas imobiliárias, especulações, descrença política...  e sempre as empresas que sobrevivem são as com cultura organizacional enraizada, valores éticos e flexibilidade para rápidas adaptações ao ambiente mercadológico.

 

***
Autor: IGOR MARINS

Especialista pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em Gestão Comercial, Administrador Hoteleiro, Graduando Ciências Econômicas, consultor desde 2009, palestrante e empresário no segmento de marketing promocional e eventos. Atua como consultor comercial estratégico (on e off line) em indústrias, comércio e serviços.

Please reload

Crescimento contínuo das organizações.

November 29, 2015

1/1
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload