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7 Dicas Para Você Faturar 2X Mais em Seu Hotel


Nesses meus 16 anos de atividades profissionais no segmento hoteleiro, por todas as funções por onde passei, desde mensageiro a gerente geral, e agora no segmento de consultoria constatei que os hotéis e pousadas não faturam mais por um motivo: falta de informação em gestão comercial.

Os estabelecimentos hoteleiros têm todo o potencial para maximizar suas receitas, mas o desconhecimento no processo de tomada de decisão do hóspede/consumidor acaba por não gerar aquela receita extra que poderia realizar a felicidade do proprietário e a satisfação de seus colaboradores.

Resumir 16 anos de experiência em 09 horas de workshop que normalmente ministro, já acho difícil, colocar isso em apenas 7 dicas, missão impossível! Mas como adoro desafios, vamos lá:

1) Seja o destino, não só um meio de hospedagem.

Crie ou potencialize um diferencial. Algum diferencial deve ser marcante para o hóspede para que ele volte a seu hotel/pousada.

2) Venda Antes.

Entre um hóspede se hospedar hoje no seu hotel ou na próxima semana, incentive-o a ficar hoje. Amanhã você pode vender mais!

3) Treinamento, treinamento e treinamento.

O proprietário e seus colaboradores devem sempre participar de treinamentos. Ter informação e compartilhar com toda a equipe é estar na frente da concorrência.

4) Trace metas e divida seus ganhos.

Isso é meritocracia. É o presente e será o futuro. Não recompensar ou reconhecer seus colabores são pensamentos obsoletos.

5) Proporcione qualidade de vida.

Trabalhar em hotelaria é um dom. Não tem feriado, final de semana, dia santo, noite, dia... por isso crie um ambiente saudável e seja flexível com seus colaboradores. Dessa maneira você os tornarão fiéis e alcançarão as metas.

6) Tarifário flutuante.

Lei da oferta e procura. Faça como as companhias aéreas e trabalhe com o revenue management, planejando e antecipando tendências de taxas de ocupação. É mais din din para o seu negócio.

7) Atendimento em vendas 24h por dia 365 por ano.

Seja lazer ou negócios, praia ou campo, luxo ou econômico. É inadmissível ligar para um hotel, seja qual for o horário e o funcionário da noite pedir para você retornar de manhã ou uma secretária eletrônica informando que só reabrirão no próximo verão.


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